educação conectada

VÍDEO: professora aprendeu a transformar resíduos em robôs

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Mesmo com a suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os resultados do programa Educação Gaúcha Conectada, que contempla escolas públicas de Santa Maria, começam a aparecer. A professora de matemática Luciane Clates Padilha, 42 anos, que trabalha na escola municipal Adelmo Simas Genro, está realizando sonhos - dela e de alunos. Apaixonada por tecnologia, ela aproveitou os cursos de capacitação do projeto para produzir robôs de forma independente.


- A ideia do projeto surgiu após a conclusão do módulo "Ensino, Mão na Massa e Eletrônica", que integra o curso chamado Ensino Baseado em Projetos e Cultura Maker, na formação dos professores que fazem parte do programa - diz.

Encceja tem inscrições abertas em janeiro e prova em abril de 2021

Autodidata desde a infância, a professora buscou tutoriais no Youtube para construir o próprio robô, o qual chamou de Robisco, o robô que rabisca. Além disso, ela tem mais duas produções parecidas.

- Estou ansiosa para a volta das atividades presenciais, para ver a alegria dos meus alunos em poder montar o seu próprio robô. É mais do que uma atividade lúdica, é um incentivo para mostrar que eles são capazes - explica Luciane.

Salas de aplicação do Enem terão apenas 50% da capacidade

Com um ótimo humor, a docente conta que já acessou o lixo eletrônico do seu condomínio para conseguir material necessário para confecção dos robôs. São diversos os itens que podem ser usados como peças para a montagem. Já foram utilizados por ela CDs velhos, atilhos (elástico de dinheiro), prendedores de papel, canetinhas, cola instantânea e cola quente, fios de cobre, um pequeno motor, um interruptor, suporte para pilhas e ferro de solda.

Fundação Getúlio Vargas oferece cursos gratuitos de curta duração

INÍCIO DE TUDO
Antes mesmo de a pandemia da Covid-19 chegar na cidade, professores das escolas das redes municipal e estadual que foram contempladas pelo Educação Gaúcha Conectada já haviam iniciado o curso de formação. No total, 61 instituições de ensino público de Santa Maria participam do programa. 

- As escolas estão sendo contempladas com notebook educacionais, kits de robótica educacional para o Ensino Fundamental e materiais didáticos para salas criativas nas escolas e formação de professores - complementa Luciane Padilha.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Candidatos classificados no processo seletivo EAD devem confirmar vaga até esta terça Anterior

Candidatos classificados no processo seletivo EAD devem confirmar vaga até esta terça

Próximo

Inscrições para vestibular de verão da UFN terminam nesta segunda

Educação